Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Gastrite

A gastrite é a inflamação da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Essa inflamação desenvolve-se como resposta normal do organismo quando ocorre agressão a sua integridade.
Entretanto, essa resposta normal pode levar ao desenvolvimento de sinais e sintomas característicos dessa doença. Ela pode ser causada por diversos fatores sendo os mais comuns a presença do Helicobacter pylori:, o uso de medicamentos (como aspirina ou anti-inflamatórios), álcool e estresse.
O Helicobacter pylori é uma bactéria capaz de produzir uma substância (urease) que, por meio de reação química, neutraliza o ácido gástrico, permitindo que ela se aloje e se multiplique dentro da camada do muco protetor do estômago. A prevalência da infecção por esse micro-organismo é extremamente alta, sendo adquirida comumente na infância e permanecendo para o resto da vida, a não ser que o indivíduo seja tratado. Estima-se que mais de 50% da população mundial tenha a bactéria em seu estômago. Em alguns países da África, Ásia e América do Sul, a prevalência é de até 90% da população.
A transmissão ocorre principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados ou pode, com menor frequência, ser transmitida de pessoa para pessoa. A infecção pela bactéria pode levar à gastrite crônica, úlcera gástrica e duodenal e, a longo prazo, até ser coadjuvante na formação do câncer do estômago.
A gastrite pode ser completamente assintomática, principalmente nos casos crônicos. Na fase aguda, os sintomas são mais proeminentes.

Estilo de vida e gastrite

O tratamento de gastrite que é causada por agentes irritantes é fácil de tratar já que basta deixar de usá-los. Esses incluem:
Álcool;
- Tabaco;
- Bebidas ácidas, como o café (com cafeína e descafeinado), bebidas carbonatadas, e sumos de fruta, com o ácido cítrico;
- AINEs, como aspirina e ibuprofeno. Mudar para outros analgésicos (como o paracetamol).

Estas etapas também podem ajudar:
Comer uma dieta rica em fibras.
- Os alimentos que contêm flavonóides como maçãs, aipo, cebola, alho e chá podem parar o crescimento de H. pylori.
- Evite alimentos ricos em gordura. Em estudos com animais, alimentos ricos em gordura aumentam a inflamação no revestimento do estômago.

Saiba quais os sintomas da gastrite.
Saiba qual o tratamento da gastrite.
Conheça o modo de prevenção da gastrite.
Saiba como curar a gastrite.
Saiba qual a dieta para gastrite.