Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da gastrite

A gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago. O revestimento do estômago muitas vezes parece ficar vermelho, irritado e inchado, podendo apresentar determinadas matérias que motivam o sangramento.
Muitas doenças diferentes e irritantes (isoladamente ou em combinação) podem provocar a inflamação da gastrite. Alguns dos gatilhos mais comuns incluem:
- A infecção com bactérias Helicobacter pylori (H. pylori). Além de causar gastrite, infecções por H. pylori têm sido associadas ao desenvolvimentismo da doença da úlcera péptica, feridas abertas no interior do estômago ou parte do intestino delgado. No entanto, muitas pessoas têm H. pylori no estômago e não têm sintomas.
- Infecções virais. Breves crises de gastrite são comuns durante infecções virais de curto prazo.
- Irritantes. Irritantes químicos e ambientais podem danificar o revestimento do estômago e causar gastrite. Irritantes comuns incluem álcool; fumaça de cigarro; aspirina e anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) como o ibuprofeno (Advil, Motrin e outros) e naproxeno (Aleve, Naprosyn e outros).

Apesar de gastrite puder ocorrer em pessoas de todas as idades e origens, é mais comum em:
- Pessoas com mais de 60 anos de idade;
- Pessoas que bebem muito álcool;
- Fumantes;
- As pessoas que usam rotineiramente aspirina ou AINEs, especialmente em doses elevadas

Sintomas da gastrite

Os sintomas da gastrite podem incluir:
- Desconforto abdominal;
- A dor persistente entre o umbigo e costelas inferiores;
- Náuseas, às vezes com vômitos;
- Pouco apetite;
- Arrotos, inchaço ou uma sensação de plenitude no abdômen;
- Com gastrite grave, por vezes, vômito sanguinolento e fezes negras.

Diagnóstico da gastrite

Depois de analisar os seus sintomas, o médico irá perguntar sobre seu estilo de vida. Especificamente, o médico vai querer saber:
- A quantidade de álcool que você bebe;
- Medicamentos que está a tomar, em particular aspirina ou AINEs;
- Se você já tentou antiácidos ou outros medicamentos para tratar os sintomas, e se estejas tiveram algum resultado positivo na gastrite.

O seu médico irá examiná-lo, com especial atenção para seu abdômen. Ele pode fazer um exame rectal digital para obter uma pequena mancha de fezes ou fluidos rectais para ser verificada a presença de sangue.

Com base no seu histórico médico, sintomas e exame físico, o médico irá decidir se você deve tentar inicialmente o tratamento médico para ver se os sintomas melhoram ou se precisa de mais testes. Você pode precisar de exames de sangue ou um teste de respiração para determinar se você tem uma infecção por H. pylori. 

Gastroscopia

Em alguns casos, o seu médico pode querer inspecionar o revestimento do estômago diretamente com um procedimento chamado gastroscopia, no qual, um instrumento iluminado flexível é passado em seu estômago. Durante o procedimento, o médico pode tomar uma biópsia, uma pequena amostra de tecido para ser examinado em laboratório.
Gastroscopia também será feita se:
- Os resultados de seu exame físico inicial ou exame retal não forem normais;
- Você já viu sangue em seu vômito ou fezes;
- Seu esfregaço rectal testa positivo para sangue;
- Você tem sintomas incomuns, tais como perda de peso ou fadiga extrema.

Duração da gasttrite

Se você tem gastrite leve e descomplicada, seus sintomas provavelmente irão melhorar depois de apenas alguns dias de tratamento.

Prevenção da gastrite

Algumas medidas preventiva podem ajudar a prevenir a gastrite, nomeadamente:
- Não fume;
- Se você beber álcool, faça-o com moderação. A maioria dos especialistas recomendam que as mulheres limitem o consumo de álcool a não mais do que um drinque por dia e que os homens não bebam mais de dois drinques por dia;
- Se você tomar um AINE para tratar um problema médico, e o medicamento perturbar o seu estômago, pare de tomar o medicamento e fale com o seu médico.

Tratamento da gastrite

Se você tem gastrite leve e descomplicada, você pode precisar de:
- Parar de fumar:
- Parar de beber álcool temporariamente. Após a cura da gastrite, o seu médico irá aconselhá-lo a consumir não mais do que um ou dois drinques por dia, ou mesmo nenhum;
- Evite alimentos que você verifique que pode piorar os sintomas. Os alimentos que causam problemas, na maioria das vezes incluem alimentos que são gordos, picantes ou muito ácidos (café, suco de laranja, suco de tomate).
- Usar medicamentos para diminuir os ácidos do estômago. Você pode tentar antiácidos (tais como Maalox, Mylanta, Tums ou formas genéricas) ou um bloqueador H2 (Tagamet, Zantac, Pepcid e equivalentes genéricos). Os inibidores da bomba de protões, como o omeprazol (Prilosec), esomeprazol (Nexium), lansoprazol (Prevacid) e pantoprazol (Protonix) são os bloqueadores de ácido mais fortes, mas são geralmente mais caros.

Esta abordagem deve ajudá-lo a começar a sentir-se melhor dentro de poucos dias, com a resolução da gastrite após uma semana ou duas.

Se você ainda tiver sintomas,e  mais testes confirmarem que você tem uma infecção por H. pylori, o seu médico irá tratá-lo com medicamentos para matar as bactérias. Se os sintomas ainda continuarem, o médico irá recomendar outros ensaios, tais como endoscopia, que é uma análise da mucosa do esófago, estômago, e intestino superior.

Em caso de gastrite quando consultar o médico

Consulte o seu médico se tiver sintomas de gastrite que o fazem despertar durante o sono, impedem-no de comer, ou interferem com o seu trabalho ou desempenho escolar. Consulte o seu médico se você usar antiácidos sem prescrição médica ou H2 mais do que duas vezes por semana para tratar seus sintomas.

Consulte o seu médico imediatamente se tiver dor abdominal grave, sangue no vomitado, ou fezes que são negras, tipo alcatrão.

Prognóstico para gastrite

Depois do médico identificar a causa de sua gastrite e dar início ao tratamento, as perspectivas para uma recuperação completa é muito boa. No entanto, se a sua gastrite estiver relacionada ao fumo ou álcool, você deve estar disposto a mudar seu estilo de vida para eliminar essas substâncias irritantes.