Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Sintomas da úlcera

Uma úlcera típica tende a curar-se e a recidivar. Os sintomas  de uma úlcera podem variar em função da localização e da idade da pessoa. Crianças e pessoas de idade avançada podem não apresentar sintomas habituais e podem mesmo não apresentar nenhum tipo de sintoma. Nestas circunstâncias, as úlceras apenas são descobertas quando surgem complicações.
Apenas cerca de metade das pessoas afetadas com úlceras duodenais apresentam sintomas típicos, como dor, ardor, fome, corrosão e sensação de vazio. A dor tende a aparecer quando o estômago se encontra vazio. A úlcera normalmente não causa dor ao acordar, mas esta surge normalmente pelo meio da manhã. A dor é constante, de intensidade ligeira ou moderada e localiza-se numa área definida, quase sempre mesmo abaixo do esterno. A ingestão de leite, de alimentos ou de antiácidos, normalmente alivia-a, mas a dor costuma voltar duas ou três horas depois. É frequente que a dor motive o acordar da pessoa pela 1 ou 2 horas da madrugada. Muitas vezes aparece uma ou mais vezes por dia ao longo dum período de uma a várias semanas, e depois pode desaparecer sem tratamento. No entanto, normalmente volta, muitas vezes dentro dos dois primeiros anos e, por vezes, depois de vários anos sem sofrer queixas. É habitual que as pessoas desenvolvam padrões de dor muito fixos e frequentemente, por experiência, sabem quando existe probabilidade de haver novo reaparecimento da úlcera (com frequência na Primavera e no Outono e durante períodos de stress).
Os sintomas das úlceras gástricas não seguem muitas vezes os mesmos padrões que as úlceras duodenais, visto que o acto de comer pode desencadear ou aumentar a dor, mais do que aliviá-la. As úlceras gástricas são mais propensas a provocar edema da porção do estômago que se abre para o duodeno, o que pode impedir que a comida saia adequadamente do estômago. Isto pode provocar distensão do abdómen, náuseas ou vómitos depois das refeições.
Na esofagite ou nas úlceras esofágicas, a pessoa afetada normalmente sente dor ao engolir ou ao deitar-se.