Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Como é tratada a gastrite

Os medicamentos que reduzem a quantidade de ácido no estômago, podem aliviar os sintomas que acompanham a gastrite, e promover a cura do revestimento do estômago. Estes medicamentos incluem:
• Anti-ácidos, tais como Alka-Seltzer, Maalox, Mylanta, Rolaids, e Riopan. Muitas marcas existentes no mercado utilizam diferentes combinações de três sais de base - magnésio, cálcio e alumínio - com um hidróxido ou iões de bicarbonato para neutralizar o ácido no estômago. Estas drogas podem produzir efeitos colaterais tais como a diarreia ou obstipação.
• Bloqueadores de histamina 2 (H2) como famotidina (Pepcid AC) e ranitidina (Zantac 75). H2 diminuem a produção de ácido. Estes estão também disponíveis nas farmácias, sem necessidade de prescrição médica.
• Inibidores de bomba de protóns (IBP), como o omeprazol (Prilosec, Zegerid), lansoprazol (Prevacid), pantoprazol (Protonix), rabeprazol (Aciphex), esomeprazol (Nexium), e dexlanso-prazole (Kapidex). Todos estes medicamentos estão disponíveis através de prescrição médica, e alguns também estão disponíveis através de venda livre. 

PPIs diminuem a produção de ácido de forma mais eficaz do que o H2. 
Dependendo da causa de gastrite, pode ser necessário promover medidas ou tratamentos adicionais. Por exemplo, se a gastrite for causada por uso prolongado de AINEs, o médico pode aconselhar a pessoa a parar de tomar AINEs, a reduzir a dose de AINEs, ou a mudar para outra classe de medicamentos para combater a dor. Inibidores de bomba de protóns podem ser usados para prevenir a gastrite de stresse em pacientes criticamente enfermos. 
Tratamento de infecções por H. pylori é importante, mesmo que a pessoa não esteja com os sintomas da infeção. Se não for tratada, a gastrite por H. pylori pode levar ao câncer ou ao desenvolvimento de úlceras no estômago ou no intestino delgado. O tratamento mais comum é uma terapia tripla que combina um PPI e dois antibióticos, geralmente amoxicilina e claritromicina para matar as bactérias. O tratamento também pode incluir subsalicilato bismuto (Pepto-Bismol) para ajudar a matar as bactérias.
Após o tratamento, o médico pode usar um teste de respiração ou fezes para verificar se a infeção por H. pylori desapareceu. Curar a infecção pode servir para curar a gastrite e diminuir o risco de outras doença gastrintestinais associadas a gastrite, tais como úlcera péptica, cancro gástrico, e tecido linfóide associado à mucosa gástrica.