Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Quais as causas da gastrite

Infeção por Helicobacter pylori (H. pylori) provoca a maior parte dos casos de gastrite crônica não-erosiva. H. pylori é uma bactéria que infeta o revestimento do estômago. H. pylori é principalmente transmitida de pessoa para pessoa. Em áreas com saneamento precário, H. pylori pode ser transmitida através de alimentos ou água contaminados. Nos países industrializados, como os Estados Unidos, de 20 a 50 por cento da população pode estar infetada com H. pylori. Números de casos de infeção por H. pylori são maiores em áreas com más condições sanitárias e alta densidade populacional. As taxas de infeção podem ser mais elevadas do que 80 por cento em algumas países em desenvolvimento.
A causa mais comum de gastrite erosiva, aguda e crônica, é a utilização prolongada de medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINE), tais como aspirina e ibuprofeno. Outros agentes que podem causar gastrite erosiva incluem o álcool, cocaína, e radiação. As lesões traumáticas, doença grave, queimaduras graves, e uma grande cirurgia também podem causar gastrite erosiva aguda. Este tipo da gastrite é chamado de gastrite stressada.
Causas menos comuns de gastrite erosiva e não erosiva incluem:
• Desordens auto-imunes, em que o sistema imunitário ataca as células saudáveis do revestimento do estômago;
• Algumas doenças e distúrbios digestivos, tais como a doença de Crohn e a anemia perniciosa;
• Vírus, parasitas, fungos e outras bactérias de H. pylori.