Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Conhecendo a gastrite

Gastrite é uma condição em que o revestimento do estômago conhecido como a mucosa fica inflamado. O revestimento do estômago contém células especiais que produzem ácido e enzimas, que ajudam a quebrar a comida para a digestão, e muco, que protege o revestimento do estômago de ácido. Quando o estômago fica inflamado, produz menos ácido, enzimas e muco.
Gastrite pode ser aguda ou crônica. Repentina inflamação grave do revestimento do estômago é chamada de gastrite aguda. Inflamação que dura por um longo período de tempo é denominada gastrite crónica. Se gastrite crónica não for tratada, pode durar anos ou mesmo toda a vida.
Gastrite erosiva é um tipo de gastrite, que muitas vezes não causa inlamação significativa ,mas pode desgastar o revestimento do estômago. Gastrite erosiva pode causar sangramento, erosões ou úlceras. Gastrite erosiva pode ser aguda ou crónica.
A relação entre a gastrite e os sintomas não é clara. O termo gastrite refere-se a inflamação especial anormal no revestimento do estômago. As pessoas que têm gastrite podem sentir dor ou desconforto na parte superior do abdómen, mas muitas pessoas com gastrite não têm nenhum sintoma. 
O termo gastrite às vezes é erroneamente usado para descrever qualquer sintoma de dor ou desconforto na parte superior do abdómen. Muitas doenças e distúrbios podem causar estes sintomas. A maior parte das pessoas que têm sintomas abdominais superiores não têm gastrite.