Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Diagnóstico da gastrite

O diagnóstico de gastrite só pode ser firmado, com certeza, pela endoscopia digestiva alta, quando o médico observa a mucosa gástrica lesada. Nessa ocasião colhe, quando necessário, fragmentos (biópsias) para o exame microscópico ou para a pesquisa do Helicobacter pylori, utilizando o teste da urease, realizado na própria sala de exame. Se o paciente for portador dessa bactéria, o médico assistente decidirá sobre a erradicação ou não da infecção, com base no quadro clínico e avaliação individualizada do paciente.
No caso de gastrite aguda, o médico, baseia-se na história clínica, tornando-se em geral desnecessário efetuar exames.
Em casos de suspeita de complicações, como a hemorragia, a endoscopia digestiva alta é o exame indicado. A endoscopia é um exame que permite enxergar diretamente a mucosa, mostrando alterações sugestivas de algum tipo de gastrite.
Entretanto, 40% dos casos de gastrite crônica nada mostram.
Por isso, considera-se que o diagnóstico das gastrites crônicas é, fundamentalmente, histológico, ou seja, pelo exame microscópico de fragmentos da mucosa colhidos por pinça de biópsia que passa através do próprio endoscópio.